Filtro Manga

Também denominado Filtro de Mangas, o conjunto tem por finalidade remover partículas (indesejáveis ou não) do ar, de gases ou misturas, usando para tanto elementos filtrantes constituídos com tecidos, compostos por fibras naturais como o algodão, semissintéticas como a fibra-de-vidro, ou sintéticas como o nylon ou o teflon, conforme as exigências do processo, que determina a exposição a altas temperaturas ou a flamabilidade, a reatividade química e a tolerância a ataques mecânicos (abrasão, tração), entre outros fatores.

O elemento filtrante funciona de modo semelhante ao de um coador de café de pano, ou de um reservatório de poeira de um aspirador doméstico. Capaz de reter partículas com diâmetro igual ou superior a 20 µm, caracteriza-se pelo alto índice de vedação, isento de vazamentos. O processo tem eficiência superior a 99%, e chega a render índices de pureza até 5 mg/Nm3.

Os filtros-manga são equipamentos fabricados sob encomenda, personalizados conforme a necessidade de cada usuário, o espaço disponível, a topografia do local de instalação, o tipo de solo em que ficará apoiado, a acessibilidade, podendo inclusive sofrer modificações e expansões ao fim de algum tempo de uso. Operante energizado por eletricidade, deve ter seus equipamentos dimensionados para a energia elétrica disponível na região.

Por se tratar de uma estrutura metálica de grande porte, o filtro-manga deve operar aterrado, e protegido por pára-raios. Por outro lado, se você procura por um equipamento mais compacto, pode optar pelo Filtro Cartucho.

Desobstrução do filtro

A partir de certo volume de partículas acumuladas, a queda de carga na pressão se torna superior à desejável, tecnicamente inadequada, ou economicamente problemática. Ou ambos os casos, fato é que torna-se necessária a limpeza do filtro. Isto é obtido isolando-se o filtro do processo, e injetando-se pulso(s) de ar comprimido em sentido inverso ao do usual, proveniente(s) de um tubo venturi situado no alto da manga. Isto tem como resultado o desprendimento da poeira, que é devolvida rapidamente ao meio de onde foi originada.

A desobstrução pode ser feita manualmente, pode ser comandada manualmente pelo operador, automatizada via temporizador, ou controlada pela pressurização (ou pela diferença na pressão) do duto de entrada, viabilizando operação totalmente autônoma. Assistida por sensores convenientemente distribuídos ao longo do volume do filtro, uma unidade de automação possibilita igualmente a integração a outros sistemas operantes no local, e sincronização com as tarefas usuais do processo a que serve.

Composição e funcionamento do filtro-manga

O filtro-manga possui um compartimento de admissão de gás (ou ar), denominado moega inferior, onde este é sujeito a uma queda súbita na velocidade, o que possibilita a precipitação das partículas de maior porte. As partículas menores seguem a ascensão, ficando retidas na face externa dos elementos filtrantes, as mangas. O ar ou gás resultante na saída segue para uma câmara denominada de plenum, e desta sai do coletor, seguindo para o local de aproveitamento, para nova etapa de filtragem, ou de volta à atmosfera.

Aplicações dos filtros-manga

Utilizados em ventilação de silos de porte grande, os filtros-manga servem igualmente para a recuperação de insumos, como farinhas e similares, serragem, assim como produtos químicos de alta toxicidade ou risco de explosão. São também ponto de partida para higienização de ambientes especializados.

Conheça nossos produtos:

Filtros Mangas - Tech Air

Filtro Manga

Sistemas de Exaustão - Tech Air

Sistema de Exaustão